Home
Área de
assinantes
O Baú no YouTube
Quero ser assinante
Loja
Quem
somos
Fale
conosco
O Baú no Instagram
O Baú no facebook
mantra
Torne-se assinante e tenha acesso a muito mais conteúdo.
© Esta página é protegida por direitos de copyright nas formas da lei etc etc etc. Em resumo, se você quiser reproduzi-la por qualquer meio, precisa antes falar conosco.
mantra 1
Mantras são vocalizações de certos sons que têm efeitos em nossa circulação de bioenergia.
há mantras que ativam centros de força do corpo, os chakras, facilitando estados de expansão da consciência, como a meditação. Eles podem ser vocalizados ou apenas mentalizados. Há várias formas de utilizá-los cada uma com um propósito específico. Por exemplo, o ÔM curto e repetido estimula a concentração e a meditação.
Existem também mantras que são extroversores, e funcionam como um dispositivo de segurança, para evitar que o praticante de autoconhecimento não fique excessivamente introvertido. Somos embaixadores daquilo que praticamos. É importante que sejamos pessoas dinâmicas, produtivas e alegres, para que as pessoas tenham uma excelente impressão a respeito das técnicas de autoconhecimento. Então, é preciso um balanceamento entre introversão e extroversão. Pessoas que são apenas “animadores de festa” e não exploram seu mundo interior são pessoas incompletas. Por outro lado, pessoas ensimesmadas, que não interagem ativamente com o mundo ao seu redor também são incompletas.
Por fim, é preciso sempre lembrar que mantras não estão ligados a nenhum tipo de religião. Podem ser praticados inclusive por quem não professa religião alguma. No Baú, encaremos os mantras como técnica, e não como atividade mística. O Baú se baliza pela linha Sámkhya de autoconhecimento, que é avessa a misticismo. Aliás, em sânscrito a palavra sámkhya quer dizer número, justamente para dar a ideia de alguma coisa estritamente técnica.